Como tratar deiscência pós-cirúrgico

Tempo de leitura: 2 minutos

DEISCÊNCIA é a abertura espontânea de suturas cirúrgicas.  É uma separação das bordas dos tecidos que foram unidos por pontos, que ocorre durante o período pós-operatório. A deiscência da ferida operatória pode ocorrer por infecção ou pelo excesso na ressecção, com tensão no retalho, isquemia e interferência na cicatrização.  .

Estudos revelam que pacientes que fazem uso crônico de corticoides, quando submetidos a procedimento cirúrgico, apresentam pele com comportamento distinto dos demais doentes e respondem ao processo regenerativo de forma diferente. A deiscência geralmente ocorre nos primeiros dias de pós-operatório. Na maior parte das vezes a complicação só se torna clinicamente óbvia entre o 5º. E o 10º dia, quando, após a retirada dos pontos, a pele se abre espontaneamente como um “zíper”.

A Deiscência de sutura é uma complicação particularmente grave, não acontece só em cirurgias que envolvem a pele, mas podem acontecer em suturas de anastomoses intestinais, articulações, etc. Ela pode ser parcial em toda a sua extensão de ou total.

 

CAUSAS PROVÁVEIS DA FALHA DE CICATRIZAÇÃO E ABERTURA DE SUTURAS:

  • infecção;
    desnutrição: hipoproteinemia (regimes com dietas mal orientadas)
     idade avançada;
     uremia;
     diabetes;
     uso de corticoides;
     hipóxia;
     má técnica cirúrgica de sutura (fechamento da ferida operatória) sutura muito apertada, poucos pontos de suturas, suturas muito frouxa;
     tabagismo;
     tosse e vômitos incoercíveis;
     esforço físico precoce;·.

TRATAMENTO:

  • diagnóstico precoce e avisar o médico responsável para o mesmo tomar as providências.

A deiscência é rara, mas quando nos acontece deixa de cabelo em pé, nos anos de experiência com pós-cirúrgicos eu já atendi mais de 1000 clientes submetidas à cirurgia plástica, e entre elas pude ver a evolução de várias deiscências em diversas cirurgias diferentes, entre os casos que atendi todas tiveram uma recuperação boa e depois de fechada toda deiscência o cirurgião responsável fez o retoque na cicatriz. Normalmente a correção é feita de 6 a 8 meses após a cicatrização completa, esse tempo varia de acordo com a conduta médica e a recuperação do paciente.

Fiquem atentos, CADASTRE SEU EMAIL NESTE BLOG  Baixe agora seu  E-book  sobre como confeccionar os moldes usados por baixo das malhas compressivas usadas depois da cirurgia plástica.

Gostou do conteúdo então corre lá e assine meu canal  youtube  que toda semana vou colocar uma novidade sobre pós-cirúrgico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.