COMO TRATAR HEMATOMAS PÓS-CIRÚRGICO

Tempo de leitura: 5 minutos

HEMATOMAS APÓS A CIRURGIA

Após a cirurgia, podem ocorrer várias complicações, entre as quais o hematoma após a operação. Por algum motivo, ele ocorre, o que é, qual é o seu impacto sobre a saúde de um paciente, e quais as formas de tratamento que existem?

 

protese mamária
hematoma após 7 dias de implante de prótese de silicone.

O hematoma, ou tumor de sangue ou nódoa negra. Todas as definições tem o mesmo significado, é uma coleção de sangue em um órgão ou tecido ocasionado pelo rompimento dos vasos sanguíneos de maior calibre, formando uma bolsa de cor arroxeada. Geralmente bem localizado, ocorre por lesão, traumatismo ou alterações hematológicas na parede vascular, causando extravasamento das células sanguíneas para fora dos vasos, atingindo os tecidos. Pode ocorrer em qualquer parte da pele, e no pós-operatório imediato ou tardio, causa na maioria das vezes um abaulamento no local, o local fica dolorido e inchado, o uso de cintas compressivas e drenagem linfática logo após a cirurgia plástica ou lipoaspiração evita o acumulo de liquido no local do trauma cirúrgico diminuído a pressão dos vasos na região edemaciada. Na região abdominal tem a sensação de flatulência abdominal, aumento da sensibilidade e deformação do contorno da barriga.

Em cirurgias plásticas é mais comum hematoma em cirurgias de face, abdômen, prótese de mama sendo essas as mais propensas, devido ao deslocamento de tecido maior. Entretanto, ele pode ocorrer em qualquer tipo de intervenção cirúrgica de qualquer especialidade.

HEMATOMA É UMA COISA E EQUIMOSE É OUTRA

Equimose é uma infiltração de sangue na malha dos tecidos. Aparece como uma mancha vinhosa na pele, a qual sofre modificações cromáticas com o passar dos dias. Surge com a rotura de capilares. Podem ocorrer por um simples traumatismo sobre a pele ou em decorrência de doenças hematológicas, alterações clínicas específicas e no pós-operatório de cirurgias.

riscos de um hematoma

  • O risco de desenvolvimento de infecções
  • A lesão criada na área do hematoma pode se tornar crônica, às vezes, pode ficar sequelas.
  • Evolução cicatricial de deformação, que é capaz de limitar a mobilidade dos tecidos.

CAUSAS DE HEMATOMA.

  • Pressão arterial alta depois do procedimento.
  • Doença dos vasos sanguíneos, que causa o afinamento das suas paredes.
  • Violação de coagulação do sangue.
  • Lesões antigas.
  • A ingestão de certos medicamentos.

PREVENÇÃO DE HEMATOMA

  • Uso de malhas compressivas logo após a cirurgia.
  • Inicia a drenagem linfática logo após a cirurgia.
  • Manter a área operada elevada para ajudar aliviar as tensões.
  • Se a cirurgia foi feita em seu rosto, apoie-se quando for deitar para permanecer com a cabeça acima do coração.
  • Aplique uma compressa gelada ou um pouco de gelo na área durante as primeiras 48 horas.Fazer isso pode ajudar a contrair os vasos sanguíneos do local, o que diminuirá o sangramento e reduzirá a ocorrência de hematomas.
  • Descanse para acelerar sua recuperação.Após uma cirurgia, você deverá descansar para garantir que o processo de recuperação aconteça mais rápido.
  • Exercícios podem causar complicações, o que pode provocar hematomas. Evite elevar seu ritmo cardíaco e sua pressão sanguínea por uma ou duas semanas após o procedimento.
  • Reduza a quantidade de sal que você ingere.Fazer isso pode ajudar a reduzir inchaços e hematomas no local da operação. Isso acontece porque o sal retém líquido, resultando em inchaços e hematomas. Uma dieta pobre em sal pode diminuir também sua pressão sanguínea, o que diminui suas chances de desenvolver hematomas.
  • Diminua a ingestão de gorduras.Reduzir a quantidade ingerida de gorduras saturadas e colesterol pode também ajudar a reduzir a pressão sanguínea e a evitar hematomas.
  • Ingira alimentos ricos em vitamina K ela é conhecida por ser um coagulante natural, podendo diminuir suas chances de desenvolver coágulos sanguíneos por afinar o sangue, diminuindo também as chances de desenvolver hematomas. Entre os alimentos ricos em vitamina K estão os vegetais verdes, como repolho, alface, brócolis, espinafre e couve. Outras fontes dessa vitamina incluem pepinos, ameixas, pimenta e Cury em pó (açafrão).
  • Fale com seu médico antes de parar de tomar qualquer medicação.Isso é importante, pois parar medicações de maneira irresponsável pode colocar sua saúde em risco sério.
  • Considere parar de usar suplementos naturais.Alguns deles podem aumentar suas chances de sangramento e atrasar a habilidade de coagulação do corpo. Por isso, se você deseja diminuir as chances de desenvolver hematomas após uma cirurgia, interrompa o uso de suplementos naturais como: Alho, ginkgo, erva-de-são-joão, óleo de linhaça, óleo de peixe e suplementos de vitamina E.
  • Seguir as Recomendações médicas

Em alguns casos tem que ser feita a punção ou reoperação para remoção do coagulo sanguíneo.

Gostou deste artigo, então cadastre seu e-mail neste blog e seja o primeiro a ser notificado sobre novos artigos. Tem mais sobre o assunto em; Baixe agora seu  E-book e aprenda a confeccionar os moldes usados por baixo das malhas compressivas.

Canal youtube

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.