Como tratar manchas após lipoaspiração

Tempo de leitura: 5 minutos

Essas manchas são chamadas popularmente por hematoma, mas, na realidade a maioria são equimoses, por serem arroxeadas ou muitas vezes ate preta isso varia de acordo com o foto tipo e da sensibilidade capilar da pele, é muitas vezes confundida com hematoma, existe uma diferença grande entre hematoma e equimose. O hematoma é a ruptura de um vaso sanguíneo e a equimose é a ruptura de um capilar sanguíneo ou vaso de menor calibre.

Estágios das manchas de equimoses.

 

 

As Equimoses são infiltrações de sangue na malha de tecidos devido à ruptura de capilares e de pequenos vasos que Neste caso especifico esta relacionada com a lipoaspiração que é uma técnica invasiva e representa uma agressão que provoca uma reação em cadeia em todo o sistema de defesa do corpo por isso nas primeiras horas de cirurgia aparecem apenas manchas arroxeadas ou avermelhadas na área lipoaspirada, estes roxos aumentam à medida que os anestésicos desaparecem, à medida que as equimoses vão diminuindo elas migram para áreas laterais ou para baixo da área afetada por causa dos vasos íntegros da região agredida e por instinto nosso corpo envia a equimose para as áreas integras que não foram agredidas pelo ato cirúrgico, e também por causa da lei da gravidade que tende a puxar tudo para baixo. È indicado o uso de malhas compressivas por 24 horas retirando apenas para o banho por um período mínimo de 45 dias.

Devido as alterações hormonais as mulheres são mais vulneráveis do que os homens, e também nos idosos é mais comum, porque durante o envelhecimento a espessura da parede dos vasos sanguíneos e da pele diminui.

Pessoas que não comem alimentos frescos e crus, e os que têm carência de vitamina C têm a maior tendência a ter capilares mais frágeis e os tabagistas apresentam os capilares sanguíneos enfraquecidos e fragilizados, sendo mais susceptíveis ao surgimento de equimoses.

A coloração e processos evolutivos da Equimose.

A diferença na coloração é relacionada ao tempo de evolução da equimose, do foto tipo e da fragilidade capilar de cada um. Durante a lipoaspiração o sangue extravasa para a pele, no inicio ele esta rico de hemoglobina cheia de oxigênio, por isso a cor é mais avermelhado. À medida que o oxigênio vai sendo eliminado a coloração vai se tornando roxa ou preto azulada e em seguida verde, porque tem mais biliverdina, depois vai ficando amarelada por causa da bilirrubina e a hemossiderina.

Pela cor da para saber quanto tempo tem mais ou menos para cada evolução, após a cirurgia nas primeiras 48 horas a pele fica rosada avermelhada e posteriormente em torno de 3 a 6 dias vai ficando roxa e azulada, de 7 a 12 vai ficando esverdeada, de 12 a 20fica amarelada e depois disso vai desaparecendo quase que totalmente, esse processo varia um pouco de acordo com os hábitos alimentares, estilo de vida e de fragilidade capilar de cada pessoa. Em tabagista costuma ficar seqüela principalmente se tomar sol antes da mancha desaparecer totalmente.

Essa imagem é de uma seqüela de uma fumante pós lipoaspiração, esta foto é depois de seis meses de cirurgia..

Essas são as colorações que fica do primeiro ao sexto dia

Manchas iniciais.

De sete a dose dias ficam assim.

 

 

 

 

 

E de dose dias ate mais ou menos vinte e um dias após a cirurgia fica nestes tons.

É contra indicado a exposição solar enquanto persistir a equimose, por causa da decomposição da hemoglobina, que é formada por hemácias e que contem ferro, estes quando estão abaixo da pele podem manchar, o sol estimula a pigmentação maior na área que ainda apresenta manchas e podem se tornar manchas permanentes.

Tratamento para equimoses

Primeiro tem que ter paciência, por ser um processo que sofre influencia orgânica e pode ate ser eliminado sozinho, mas temos como acelerar a saída das manchas da área operada conduzindo para regiões integras onde as cadeias linfáticas estão integras facilitando assim a absorção desse sangue infiltrado no tecido, desta forma fica mais rápida a eliminação dos roxos.

Você quer Sabe como podemos fazer isso?  Com uma drenagem linfática precisa e feita com a habilidade necessária e compressão local, compressa gelada úmida e o uso de espuma nos primeiros dias e depois de 7 a 10 dias usar o E.V.A. por baixo da cinta e a noite a espuma por baixo da cinta, você sabe o que afinal de contas é esse E.V.A., vou responder pra vocês são placas exclusivas para a região operada, essas placas você mesmo pode confeccionar individualmente para cada cliente e ainda poder aumentar seu faturamento com essa exclusividade, essas compressões facilitam a normalização da pele e evita excesso de líquidos, ajudam a pele a colar mais rápido evitando flacidez e diminui muito a formação de fibroses.

E para você que ficou ate o final deste artigo, você pode ver que tem que saber muito sobre o pós operatório,  você aprendeu sobre as equimoses pode perceber que são manchas comuns em toda cirurgia e que pode identificar a quantidade de dias da cirurgia de acordo com a coloração das equimoses, aprendeu também sobre a importância das compressões feitas com exclusividade para cada cliente. E se você deseja saber mais sobre pós cirúrgico e de como se aprofundar em pós cirúrgico cadastre seu e-mail na nossa lista vip deste blog para receber os nossos conteúdos em primeira mão

• Gostou do conteúdo então corre lá e assine meu canal youtube que toda semana vou colocar uma novidade sobre pós cirúrgico.

Baixe agora sei  E-book sobre como fazer os moldes de E.V.A e espuma ensinando o passo a passo de como fazer para cada cliente, desta forma você vai ter um diferencial e ainda por cima aumentar seu faturamento.

Um abraço e ate breve.

Luciene Martins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.